quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Reforma Psiquiátrica Brasileira: idéias, atores e instituições políticas

 
O número temático da Revista Ciência & Saúde Coletiva de dezembro tem como tema "Reforma Psiquiátrica Brasileira: idéias, atores e instituições políticas" e promove uma reflexão sobre os 10 anos de vigência da Lei 10.216/2001, que tratou da reforma psiquiátrica no Brasil. Esta edição tentou responder questões-chave com como: a Lei foi capaz de criar densidade institucional que desse rumo e orientação às mudanças? Favoreceu a transformação das instituições de saúde e a ampliação dos direitos sociais e cívicos? Ciência & Saúde Coletiva fez um balanço, mostrando a profunda inflexão em direção ao modelo assistencial que privilegia o indivíduo, a família e a comunidade em lugar do isolamento social. Os textos mostram que as marcas da reforma psiquiátrica brasileira são, assim, bastante relevantes: 1) a crítica ao asilo não visou o seu aperfeiçoamento ou humanização, mas interrogou os pressupostos da psiquiatria e condenou as estratégias de normatização e controle; 2) o questionamento da assistência psiquiátrica interpelou o modelo assistencial centrado no hospital e propôs o desenvolvimento de serviços com base do território; 3) a cooperação federativa possibilitou a constituição de uma rede de atenção psicossocial sob a gestão descentralizada municipal. O debate central e o artigo de opinião destacam os fatos históricos e a intervenção crucial dos atores desse processo, assinalando a tensão entre a agenda utópica e os desafios de uma política pública.


Confira a Revista clicando aqui.
 
 

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Classificação da Prova de Conhecimento da Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde do Estado da Bahia - 2012


Saiu hoje (27/12/2011) a classificação na prova de conhecimento do Processo Seletivo para ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional e em Áreas de Saúde.

Ver resultado AQUI.


PROCESSO SELETIVO 2012 - CETAD


NÚCLEO DE ENSINO - PROGRAMA DE ESTÁGIO
PROCESSO SELETIVO 2012 PARA:
Estágio de Psicologia no Núcleo de Clínica e
Curso “A Clínica das Toxicomanias”


1. Público-alvo:
Estágio: estudantes do último ano de psicologia e profissionais já graduados.
Curso: estudantes do último ano de áreas afins e profissionais já graduados também nessas áreas.

2. Etapas da seleção:
2.1. Inscrição:
Período: de 16 a 31 de janeiro de 2012 (com Izabel Christina, somente pelas manhãs, no tel.: 3283-7182).
2.2. Prova de caráter eliminatório e classificatório (peso 3):
Data da realização: 08 de fevereiro de 2012
Horário: 14:30 às 17:00h
Tolerância máxima para chegada: 15 (quinze) minutos  

A prova constará de 14 (quatorze) questões objetivas e 01(uma) questão discursiva
Nota de corte: 7,0 (sete) pontos
Os candidatos poderão levar xerox de suas provas (reproduzidas no próprio CETAD, por um responsável da Instituição) após o tempo de 1 (uma) hora do inicio das mesmas.
 
Referências:
  • DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - 2ªEd. Editora Artmed. (Parte 3 - As grandes síndromes psiquiátricas). 
  • FREUD, S. Mal – Estar na Civilização. In:_________. O Futuro de uma Ilusão, Mal-Estar na Civilização e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago editora, 1980. Partes I, II e III, p. 81-118 (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. 21).
  • NERY FILHO, A. Por que os humanos usam drogas? In: Modulo para capacitaçãodos profissionais do projeto Consultório de Rua. NERY FILHO, A. e VALERIO, A.R.L. (orgs), Brasilia: SENAD; Salvador: CETAD, 2010, pp 11-16. http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/biblioteca/documentos/Capacitacao/328365.pdf
  • Transtornos mentais e comportamentais de acordo com a CID-10. (Capítulo V)

2.3. Resultado:
Data: 15 de fevereiro de 2012
2.4. Avaliação de Currículo de caráter eliminatório e classificatório (peso 2):
Período: de 27 a 29 de fevereiro
Resultado: 02 de março
2.5. Entrevistas individuais de caráter eliminatório e classificatório (peso 5):
Horários a serem divulgados para os candidatos aprovados nas etapas anteriores, no dia 02 de março de 2012.
Período de realização das entrevistas: de 06 a 09 de março
2.6. Resultado Final:
Data: 12 de março de 2012
2.7. Início do estágio e do curso:
Data: 14 de março de 2012

3. Documentação necessária (estágio e curso):
Estudantes: Comprovante de matrícula em unidade de ensino superior no semestre em curso, histórico escolar, cópia do RG e CPF, além de uma carta de intenção (01 lauda, 20 a 30 linhas), endereçada à coordenação do núcleo de estágio.
Profissionais: currículo, cópia do RG, CPF, CRP e do diploma, além de uma carta de intenção (01 lauda, 20 a 30 linhas), endereçada à coordenação do núcleo de estágio.

4. Observações importantes:
Os candidatos ao estágio no núcleo de clínica estarão concorrendo a 10 vagas e os candidatos somente ao curso “A clínica das Toxicomanias” a outras 10 vagas.
O curso “A Clínica das Toxicomanias” ocorrerá semanalmente às quartas-feiras das 14h às 18h.
Os interessados no estágio deverão ter disponibilidade para cumprir 16h semanais de atividades, incluindo a participação obrigatória no curso “A Clínica das Toxicomanias” (quartas-feiras, das 14h às 18h) e no “Seminário Dependência Química e Comorbidades” (terças-feiras, das 7:30h às 9:00h).
 
5. Classificação e aprovação:
Serão classificados todos os candidatos que obtiverem no somatório de pontos a nota igual ou superior a 8,0 (oito) e aprovados mediante ordem de classificação de acordo com o número de vagas oferecidas. Em caso de empate, será admitido o candidato mais velho em idade, comprovada por documento de identificação.
 
6. Admissão:
Uma vez aprovado, o candidato deverá celebrar “Termo de compromisso para estágio de complementação de ensino”, com o CETAD.
 

Patrícia Rachel Gonçalves
Coordenação de Estágio
Cristiane Abdon
Coordenação Ensino 


CETAD/UFBA – Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas / Universidade Federal da Bahia
Rua Pedro Lessa, 123 – Canela - tel.: 3283-7182

 

domingo, 25 de dezembro de 2011

XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano


XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano
Mulheres de hoje: figuras do feminino no discurso analítico
24 e 25 de novembro 2012 – Salvador, BA.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Curso Básico a distancia sobre Direitos Humanos e Saúde



La OPS/OMS te invita a tomar el curso básico a distancia sobre derechos humanos y salud.

La capacitación ofrece lecciones sobre las estrategias en la temática de la OPS y la OMS; la relación entre salud y derechos humanos; el derecho humano a la salud y otros derechos humanos y libertades fundamentales relacionados, además del enfoque basado en los derechos humanos como estrategia para transformar los sistemas de salud.

Animate... puedes acceder al curso aquí: http://www.paho.org/hr-ecourse-s/index.html

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LIVRO: Sobre Drogas e Reducao de Danos

Livro produzido pela Escola de Redução de Danos do Recife, está bem interessante. Acesse e baixe AQUI.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Divulgado Gabarito do Processo Seletivo das Residências Multiprofissionais e em Área de Saúde 2012


Foi divulgado hoje, 12/12/2011, no site da Consultec o gabarito das provas realizadas no dia de ontem, que compõem a primeira fase do PROCESSO SELETIVO UNIFICADO para ingresso em PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE – BAHIA 2012. Para ter acesso aos gabaritos clique abaixo:


  1. Psicologia
  2. Enfermagem
  3. Fisioterapia
  4. Farmácia
  5. Serviço Social
  6. Terapia Ocupacional
  7. Odontologia
  8. Nutrição
  9. Fonoaudiologia

Para acessar a concorrência clique aqui.

GABARITO PÓS-RECURSO



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

LOCAIS PARA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), divulga em seu site http://www.crp03.org.br uma lista de serviços que oferecem atendimento psicológico gratuito.



Rede de Serviços de Saúde

O SETA (Serviço de Emergência, Triagem e Acolhimento) é o setor do Hospital Juliano Moreira responsável pelo primeiro contato com o usuário, realizando diariamente atendimentos e encaminhamentos para os diversos serviços internos e externos. A equipe de psicólogos do SETA, visando realizar encaminhamentos mais adequados, criou um livro de encaminhamentos que é atualizado anualmente. Estamos divulgando abaixo esse livro de encaminhamentos:



1. Distritos e Serviços 
2. Neurologia e EEG
3. CRAS
4. CAPS Bahia
5. Atendimento Psicológico 
6. Hospitais Psiquiátricos  
7. Álcool e Drogas  
8. Centros de Referência  
9. Centro Social Urbano 
10. Déficits de Aprendizagem
11. Farmácias Abertas
12. Farmácia Popular




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cursos promovidos pelo CETAD/UFBA


O CETAD/UFBA estará promovendo cursos específicos para capacitação de médicos, profissionais que atuam em hospitais gerais , agentes comunitários de saúde, redutores de danos, agentes sociais e profissionais das redes SUS e SUAS dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador:
1. Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família – PSF e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF, modalidade presencial, c.h de 120h, para 60 alunos;
2. Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas, modalidade presencial, ch de 60h, para 60 alunos;
3. Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas, modalidade presencial, ch de 60h, duas turmas de 60 alunos cada;
4. Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas, modalidade presencial, ch de 60h, para 60 alunos.
Os profissionais interessados poderão acessar o site www.cetadobserva.ufba.br para obterem maiores informações e deverão inscrever-se através do endereço eletrônico específico de cada curso, participando da seleção através da apresentação de currículo e carta de intenção para o curso escolhido.