terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Maconha, esquizofrenia e o paradoxo ético dos psiquiatras que são contra o uso medicinal da maconha

Nenhuma pesquisa cientifica JAMAIS demonstrou que o uso de maconha, ocasional ou crônico, possa causar esquizofrenia. Aliás, não se conhece nada que tenha sido cientificamente estabelecido como agente etiológico direto para distúrbios mentais classificáveis como esquizofrenia.

No Brasil este tema vem sendo erroneamente colocado de forma alarmista em grande parte por decorrência de declarações repetidas na grande mídia pelo Dr. Ronaldo Laranjeira, um dos principais representantes de um grupo de psiquiatras e donos de clínicas de reabilitação os quais são contra o uso medicinal da maconha. Em recorrentes ocasiões, Dr. Laranjeira e seus colegas, de forma artificial e aparentemente deliberada, coloca em oposição os interesses legítimos e não excludentes de grupos totalmente distintos e igualmente merecedores dos cuidados e da atenção de profissionais da saúde e daqueles que detém conhecimento cientifico a respeito das propriedades farmacológicas da maconha e seus derivados. De um lado, existe uma minoria, 
menos de 1% da população, que possui predisposição para esquizofrenia, os quais, de fato, podem ser negativamente afetados pelo uso descontrolado da maconha vendida pelo mercado negro.  Do outro, está um número enorme de pessoas, 99% da população, que podem se beneficiar das propriedades terapêuticas da maconha, incluindo inúmeras pessoas que já padecem de sofrimentos severos para os quais não existe disponíveis remédios tão eficientes quanto a maconha e seus derivados – conforme ampla e inequivocamente constatado pela ciência. É contra estes últimos, e não a favor dos primeiros, que funciona a postura alarmista que se baseia na falácia de que maconha causa esquizofrenia para impedir seu uso medicinal. Por isso, esta postura é duplamente antiética, já que obscurece a adequada difusão de informações científicas de forma acurada e responsável,  e que, portanto, não apenas priva pessoas em grande sofrimento de um alívio barato, eficiente e seguro, mas também prejudica o acesso da população a informações e condições que poderiam prevenir o problema de surtos psicóticos associado ao uso pesado de maconha na minoria suceptível.

O que se constatou em pesquisas epidemiológicas, baseadas em amostragem e histórico de pacientes de esquizofrenia, foi o seguinte: 
1) a maconha é frequentemente usada por esquizofrênicos, que tendem a preferi-las sobre outras drogas. Ou seja, muitos esquizofrênicos gostam de usar maconha; 2) o uso de maconha NÃO aumenta a frequência de esquizofrênicos numa população; 3) o uso de maconha pode adiantar em cerca de um ano a ocorrência do primeiro surto em pessoas esquizofrênicas ainda não diagnosticadas. Esses fatos, amplamente conhecidos da comunidade científica interessada no tema, são incompatíveis com a hipótese de que a maconha transforme um cérebro normal em um cérebro esquizofrênico. Se isso fosse verdade, um aumento no numero de usuários de maconha em uma dada população redundaria em um aumento posterior na frequência de esquizofrênicos na população. E mesmo que isso ocorresse, ainda assim, não estaria provada uma relação de causalidade.

Segundo Laranjeira, “cerca de 10 % dos jovens com menos de 15 anos que experimentam maconha desenvolvem quadro esquizofrênico”. A despeito dos números questionáveis, é certo que muitas pessoas que desenvolvem quadro esquizofrênico gostam de usar maconha antes de ter o primeiro surto porque, em geral, a maconha tem efeito ansiolítico e, em geral, pessoas que desenvolvem quadro esquizofrênico sofrem de ansiedade antes de apresentarem o primeiro surto, ou seja, antes de serem diagnosticadas. Isso não é novidade, inclusive, é muito comum que o primeiro surto da vida de um esquizofrênico ocorra durante um período marcado por crises de ansiedade. Ou seja, a ansiedade é uma característica prodrômica muito bem estabelecida para a esquizofrenia.


Recentemente, uma pesquisa feita no Canadá revelou que um terço das pessoas que fazem uso regular da maconha sem indicação médica o fazem para aliviar sintomas de ansiedade de forma auto-medicamentosa. Dentre estes, certamente haverá uma concentração de adolescentes que sofrem de ansiedade por serem esquizofrênicos, 
mesmo que ainda não tenham tido o primeiro surto. Ou seja, que ainda estão na fase prodrômica da doença. Quando experimentam maconha e percebem alivio nos sintomas de ansiedade, estes adolescentes passam a gostar e buscar o bem-estar proporcionado pela planta da mesma forma que qualquer pessoa busca aliviar seus sofrimentos com fitoterápicos ou remédios vendidos na farmácia. Quanto maior for a diferença entre uma rotina de sofrimento crônico pela ansiedade e o conforto experimentado com o uso da maconha, maior será a tendência do indivíduo a fazer seu uso crônico e pesado. Ou seja, na verdade, o que se pode adequadamente afirmar a partir das informações cientificas disponíveis, é que adolescentes que usam maconha pesadamente para aliviar ansiedade provavelmente são pessoas com distúrbios neurológicos / psiquiátricos não diagnosticados e que,imprudentemente, se automedicam com a planta.

Então, não é verdade, ou seja, é mentira ou erro de interpretação, dizer que 10% dos adolescentes que fazem uso pesado da maconha se tornam esquizofrênicos.  Com o perdão da redundância, é preciso enfatizar que o que ocorre é que certa proporção dos adolescentes que usam maconha de forma pesada são esquizofrênicos não diagnosticados, sofrendo da ansiedade que caracteriza a fase prodrômica na doença.


Entretanto, mesmo pessoas normais podem experimentar quadros paranoides em decorrência do uso da 
maconha, situação em que a pessoa sente uma apreensão indefinida acompanhada de desconfortos fisiológicos característicos deste estado psicológico, tais como taquicardia, respiração ofegante e suor nas mãos. Dependendo das circunstâncias emocionais, esta apreensão pode ser direcionada a preocupações comezinhas do dia a dia, tais como um exame escolar, responsabilidades pendentes, ou problemas por resolver, que tomam a intensidade emocional de um pesadelo angustiante. Uma sensação generalizada de medo também pode ocorrer. Entretanto, este efeito é passageiro e não há alucinações, perda de consciência ou alterações comportamentais que caracterizem um surto psicótico propriamente dito. Essas “nóias”, em geral, mas não necessariamente, acontecem quando a pessoa está psicologicamente predisposta a preocupações e faz uso de uma variedade de maconha cuja proporção de THC é muito maior que a de Canabidiol.

THC é o principal principio ativo psicogênico da maconha, entretanto, sua ação é modificada pela interação com outros canabinóides, como é o caso do canabidiol. O THC pode causar ansiedade e conduzir, junto com seus os outros efeitos psicoativos, ao quadro paranoide descrito acima. O canabidiol, por outro lado, reduz a ansiedade e inibe a psicose, podendo impedir o quadro pranóide. Ao fumar uma maconha com baixa concentração de canabidiol ou ao ingerir uma pílula de THC puro, uma pessoa normal poderá passar por essa situação psicologicamente angustiante sem maiores consequências quando os efeitos agudos do THC passarem. Entretanto, para uma pessoa esquizofrênica ainda não diagnosticada, esse quadro paranoide pode ser o gatilho de passagem da fase prodrômica para o primeiro surto psicótico, que revelará então que se trata de uma pessoa com as características que definem o diagnóstico de esquizofrenia.


O fato de o mercado da 
maconha não ser regulamentado, portanto, está na raiz do problema que conecta seu uso com surtos psicóticos em uma minoria de usuários crônicos. Se a produção e distribuição fossem regulamentadas, as pessoas poderiam adquirir ou cultivar plantas com maior proporção de canabidiol, que é comprovadamente ansiolítico e antipsicótico. Assim, havendo a pressuposta divulgação educacional de informações CORRETAS, uma postura mais racional e ética com relação a maconha poderia, inclusive, evitar expor adolescentes em fase prodrômica às situações descritas acima. Portanto, a despeito de suas boas intenções, o discurso que visa a impedir o uso médico da maconha no Brasil por meio do alarmismo e da ridicularização do tema, é cúmplice dos efeitos indesejáveis que o abuso de maconha pode causar em esquizofrênicos em fase prodrômica, sejam eles adolescentes ou adultos. E é cúmplice também do sofrimento terrível que a proibição do uso médico impõe a pessoas com quadros dos mais diversos, conforme vem sendo amplamente respaldado pela ciência já há muito tempo.

Por Dr. Renato Malcher
.

Renato Malcher é Mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Brasilia, doutor (Ph.D) em Neurociências pela Universidade Tulane (New Orleans, EUA), Fez Pós-Doutorado em Neurofisiologia Celular na Escola Politécnica de Lausanne- Suiça e em Bioquímica Analítica, na EMBRAPA. É professor adjunto do Departamento de Fisiologia da Universidade de Brasília e primeiro autor do livro "Maconha, Cérebro e Saúde" escrito em colaboração com Sidarta Ribeiro

Programação do Espaço Moebius 2012

Cartéis:

1. O Corpo ( em andamento)
Participantes: Anna Amélia de Faria, Liane Trece  e Lúcia Azevêdo.


2. A Função Paterna (em andamento)
Participantes: Eliecim Fidelis, Guaciara Coelho,  Ivana Costa eThereza Guerreiro.



3. A Angústia (proposto)
Participantes: Cristiane Sampaio , Gaëlle Spielmann Moura Alvares, Júlio Vasconcelos, Luiz Alberto Tavares e Sheyla Machado.


3. Pulsões (proposto)
Participantes:Laudinalva Matos e  Sandra Pedreira



Fóruns:

O Fórum é um espaço institucional onde são discutidos temas fundamentais da psicanálise através da apresentação de trabalhos, leituras comentadas de textos, debates, visando a articulação permanente entre a teoria e a prática psicanalítica.
A partir deste ano decidimos transformar o Fórum As Psicoses, em Fórum dedicado a Clinica Psicanalítica, com o objetivo de ampliar seu campo de abrangência temática. Acontece sempre às terças-feiras, das 20:30 às 21:45 horas,obedecendo a seguinte programação:



1ª Terça-Feira : Fórum Institucional
Trata-se de um espaço de aprofundamento de questões teóricas da psicanálise, onde mensalmente trabalhamos temas das nossas jornadas anuais.
Coordenação: Aurélio Souza e Luiz Alberto Tavares
Aberto ao público
Início 06 de março


2ª Terça-Feira : Sessão Clínica
Dispositivo restrito aos Membros Inscritos do Espaço Moebius para apresentação e discussão de casos clínicos, a partir da experiência singular da prática clínica de cada participante.
Coordenação: Guaciara Coelho e Sheyla Machado
Restrito aos membros
Início 13 de março


3ª Terça-Feira : Criança e Adolescente
Em 2012 privilegiaremos a passagem da adolescência para a vida adulta através da articulação da psicanálise com outros campos do conhecimento tais como história, sociologia, antropologia, filosofia, dentre outros, possibilitando múltiplos olhares sobre o tema.
Coordenação:  Maíra Pondé de Sena e Marisa Marques
Aberto ao público
Início 20 de março


4ª Terça-Feira : A Clínica Psicanalítica
Com origem na idéia da bile negra na Antiguidade, passando pelas influências de Saturno na Idade Média e contagiando o mundo das artes em todas as épocas, o conceito de melancolia ingressa na psiquiatria de forma difusa, ora associado à mania nos transtornos de humor, ora confundido com o de depressão nas acepções de depressão maior ou endógena. Permanecendo, ainda hoje, uma patologia de difícil circunscrição, mesmo para a psicanálise, apesar do marco fundamental estabelecido por Freud em “Luto e Melancolia” (1917) quando, distinguindo-a dos estados de luto, formula as diretrizes para sua etiologia.
A proposta deste ano no Fórum dedicado à Clínica Psicanalítica é tomar a melancolia como objeto dos nossos estudos, desde Freud até hoje.
Coordenação: Clarissa Lago e Maria Fernanda Diniz
Aberto ao Público                  
Início 27 de março


5ª Terça-Feira : Fórum de Cartéis e Convidados
Espaço destinado à apresentação das produções dos cartéis ou de trabalhos de convidados.
Coordenação: Ivana Costa e Sheyla Machado
Aberto ao público                  
Início 29 de março


Seminários:


Dispositivo de transmissão no qual temas psicanalíticos são trabalhados pelos Participantes sob a coordenação de um membro do Espaço Moebius.


1. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE – FREUD
 Uma introdução à teoria psicanalítica a partir do estudo e discussão de textos fundamentais de Freud. Serão privilegiados os textos publicados em 1914 com o nome de Artigos sobre a Técnica e aqueles que versarão sobre o tema da jornada.
Coordenação: Eliecim Fidelis, Guaciara Coelho, Sônia Raquel Oliveira,
Terças-feiras, das 19:00 às 20:15 horas   Início em 06 de março de 2012

2. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE – LACAN
Este seminário, que é uma introdução à psicanálise lacaniana, tem como proposta para este ano o estudo e discussão sobre a contribuição de Lacan ao campo psicanalítico, tendo como referência o Seminário 1, Os escritos técnicos de FREUD, de J. Lacan
Coordenação: Aurélio Souza, Liane Trece   Quintas-feiras, das 19:30 às 20:30 horas.   Início em 08 de março de 2012

3. A INIBIÇÃO, O SINTOMA, A ANGÚSTIA E A CLÍNICA PSICANALÍTICA
Freud escreveu Inibição, Sintoma e Angústia, texto fundamental para tratarmos estas manifestações do sofrimento do sujeito. Lacan, no seminário A Angústia, se dedica a rever a posição de Freud e no seminário RSI as situa na cadeia borromeana, numa tentativa de situar o tipo de gozo pelo qual o sujeito é afetado em cada uma destas situações e as conseqüências destas na ex-sistencia de cada um.
Este seminário iniciado em 2011 se propõe continuar a fazer um percurso sobre estes textos e refletir sobre estas questões na nossa clínica, hoje.
Coordenação: Sandra Pedreira 
Horário: 2ª e 4ª  quartas-feiras, das 19:30 às 20:30 horas.  Início em 14 de março de 2012


5. A PSICANÁLISE E A CLÍNICA COM BEBÊS
Os psicanalistas que trabalham com crianças que não usam da palavra para falar se encontram sempre numa posição delicada: Como se dá essa clínica? O que pode um analista aí? A clínica da psicanálise tem aqui sua prova mais aguda de uma prática de discurso sem palavras.
Coordenação: Claudia Mascarenhas
Horário:  quartas quartas-feiras, das 20:30 às 22:00 horas.  Início em 28 de março de 2012


6. UMA LEITURA COMENTADA DO SEMINÁRIO XXI DE LACAN
Haverá uma continuação da leitura comentada do Seminário XXI, “Les non-dupes errent” , tratando dos diferentes fundamentos da psicanálise relacionando á topologia da cadeia borromeana e a extensão no seminário XXII (RSI) relacionando os efeitos da análise  e da teoria psicanalítica .
Coordenação: Aurélio Souza
 Terceiras quintas-feiras de cada mês, das 20:30 às 22:00 horas. Início em 15 de março de 2012
Av. ACM, 3213, Edf. Golden Plaza s/, 1202 • Tel.: (71) 3358-2051 • Pituba - CEP: 40280-000 - Salvador - BA. 
Jornadas:

Diga NÃO ao Ato Médico!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Projeto de Lei do "Ato Médico"



Projeto ainda deve passar por duas comissões no Senado. Vamos nos mobilizar para que ele seja modificado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou no dia 8 de fevereiro de 2012 o Projeto de lei do Ato Médico, que trata do exercício da Medicina. Os senadores acolheram o relatório do senador Antonio Carlos Valadares, que modificou o substitutivo aprovado pela Câmara. O texto precisa ainda passar pelas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) antes de ir a Plenário. Veja abaixo o quadro comparativo das redações propostas anteriormente para o projeto e a aprovada pela CCJ.
Os dez anos de tramitação do projeto no Congresso revelam a dimensão das disputas em torno da matéria, que determina atividades privativas dos médicos. Apresentado originalmente pelo então senador Benício Sampaio, em 2002, o projeto já saiu do Senado, em 2006, na forma de substitutivo da relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia. Enviado à Câmara, foi novamente modificado e voltou ao Senado como novo substitutivo, em outubro de 2009, quando passou então a tramitar na CCJ.
Para chegar à aprovação na comissão, Valadares rejeitou algumas modificações polêmicas feitas pelos deputados e resgatou medidas contidas no substitutivo de Lúcia Vânia. O relator, por exemplo, manteve como privativa dos médicos a "formulação de diagnóstico nosológico", para determinar a doença, mas retirou essa exclusividade para diagnósticos funcional, psicológico e nutricional, além de avaliação comportamental, sensorial, de capacidade mental e cognitiva.
As modificações realizadas pelo senador Valadares foram muito positivas para os demais profissionais da saúde, já que ele manteve o texto aprovado anteriormente pelo Senado, que é melhor do que o texto da Câmara. Mas ainda tem pontos polêmicos que precisam ser modificados. O grande problema do projeto continua sendo dar aos médicos o direito exclusivo de fazer o diagnóstico das doenças e a respectiva prescrição terapêutica. Se aprovado dessa forma, o Conselho Federal de Medicina (CFM) poderá entrar com várias medidas judiciais proibindo os profissionais da saúde de atender seus pacientes, sem uma prescrição médica. Isso acabaria com o livre acesso da população aos serviços desses profissionais. Assim, para consultar e/ou ser tratado por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, o cidadão teria que primeiro passar por uma consulta médica. Além de afrontar a autonomia dos profissionais da saúde, essa lei aumentaria os gastos com saúde e deixaria milhões de brasileiros sem a assistência direta desses profissionais.
Para evitar o corporativismo do CFM é preciso uma alteração, fundindo o parágrafo 6º e 7º do artigo 4º, conforme proposto pelos senadores Luiz Henrique da Silveira e Randolfe Rodrigues e não acatado pela CCJ. Assim, o texto passaria a ter a seguinte redação: O disposto neste artigo não se aplica ao exercício da Odontologia, no âmbito de sua área de atuação, devendo ser aplicado de forma que sejam resguardadas as competências próprias das profissões de assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional, e técnico e tecnólogo de radiologia.”
Junte-se ao Coffito e aos Crefitos e solicite aos senadores que modifiquem este artigo. Assim, todas as profissões da saúde serão contempladas.

CLIQUE AQUI e veja os principais pontos polêmicos.

CLIQUE AQUI e veja o quadro comparativo do PROJETO DO ATO MÉDICO. 

.

Nota de repúdio à fala do presidente do CFM


use #NÃOAOATOMÉDICO
#NÃOAOATOMÉDICO

O Conselho Federal de Psicologia vem a público lamentar as palavras do Presidente do Conselho Federal de Medicina, publicadas na matéria do jornal Estado de São Paulo, no dia 8 de fevereiro, após aprovação do PL do Ato Médico, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, pois estas não refletem o real papel da Psicologia, como ciência e profissão, e acreditamos que tampouco represente a visão da categoria dos médicos.

Quando diz que para diagnosticar a depressão  os psicólogos precisariam estudar psiquiatria em sua fala “Como tratarão neuroses, esquizofrenia? Só com papo e conversa? De jeito nenhum. Essas doenças são causadas por deficiências bioquímicas, e os pacientes precisam de medicamentos.”,  o presidente do CFM demonstra total falta de respeito com uma categoria que estuda a saúde mental,  em seus pormenores, durante os cinco anos do curso de graduação em Psicologia.  Ao dizer que os psicólogos não são capazes de diagnosticar, o Presidente demonstra total desconhecimento de nossa profissão e desrespeita uma categoria que estuda o diagnóstico mental, inclusive, por mais tempo que os médicos. Isto sem contar com a residência e pós-graduação em Psicologia, que permitem que os psicólogos aprofundem ainda mais os conhecimentos sobre o tema e  técnicas e conhecimento relativos ao diagnóstico.

Da forma como descreve a  atuação dos psicólogos, o presidente banaliza uma técnica utilizada há mais de cem anos, a Psicoterapia, e nega o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde, que visa a garantia do fornecimento de um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, curativos e coletivos, exigidos em cada caso para todos os níveis de complexidade de assistência, englobando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde! Ou seja, em nome do corporativismo médico, o presidente do CFM, equivocadamente, sugere que se ignore a visão do homem em todas as suas dimensões, psicológicas e sociais,, conforme  a definição  de saúde da Organização Mundial de Saúde como situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.

O presidente do CFM, com suas palavras, demonstra pensar ser o medicamento o carro-chefe do tratamento, limitado à prescrição  e reduzindo o homem a uma forma puramente biológica.

Importante lembrar que o Direito à saúde faz parte dos direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas, reconhecido na Constituição Federal de 1988, de modo não limitado, e sim multiprofissional e integral.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.

A Psicologia repudia essa fala pois tem certeza que não só os psicólogos, mas os próprios médicos não concordam com uma posição retrógrada e limitada como esta.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Programação Escola Lacaniana da Bahia 2012


Atividades 2012
Clique aqui

Seminário Fundamentos da Prática Analítica
Clique aqui

Para Visualizar esse Anúncio
Clique aqui




Curso de Formação "Psicanálise nas Instituições: Atendimento em Grupo"



Ficha de Inscrição AQUI

.
 

Grupo de Estudo "Freud e seus Escritos"

Curso "Entrevistas Preliminares"

Inscrições Abertas para o Curso "Os Fundamentos da Psicanálise na Direção do Tratamento, de Freud a Lacan" do IPB - EBP


INSCRIÇÕES ABERTAS
 
PROCEDIMENTOS
Preencher a ficha de inscrição (AQUI)
Efetuar pagamento da taxa de inscrição no valor de R$95,00
Bradesco Ag 3072 c/c 75.599-0
Titular: Instituto de Psicanálise da Bahia
CNPJ 01.425.789/0001-95
Enviar comprovante: ebpbahia@terra.com.br
 Agendar entrevista
Início - Março

DOCUMENTOS PARA MATRICULA
Ficha de Inscrição
Investimento - 10 cheques de R$250,00
2 fotos
Copias da carteira de identidade e CPF
Maiores informações:
(71) 3235.9020 – 3235 0080 – 8175 5222 Velleda ou Sandra

II Intercâmbio Clínico da Associação Bahiana de Musicoterapia

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Café Científico com Jaan Valsiner



O café científico UFBA, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) e em Psicologia da UFBA, em parceria com a Livraria LDM, Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT) e CAPES, tem o prazer de convidá-lo para mais um evento no mês de fevereiro de 2012:

Data: 24 de fevereiro, às 10h, na SaladeArte de cinema da UFBA. (Vale do Canela)

Palestrante: Prof.Dr. Jaan Valsiner ( Department of psychology Clark University, EUA)

Tema:  Como e onde a Psicologia falha. Um olhar semiótico – cultural.
  
COMO E ONDE A PSICOLOGIA FALHA. UM OLHAR SEMIÓTICO-CULTURAL.

O Professor Dr. Jaan Valsiner vem discutindo os modos pelos quais os sistemas psicológicos humanos regulam-se através da construção e reconstrução de hierarquia de signos. Em outras palavras, através de processos de mediação semiótica, seu trabalho articula idéias antropológicas, sociológicas e psicológicas tendo como horizonte o desenvolvimento de pessoas na sociocultura.
Sua contribuição, tão extensa quanto substantiva, representa uma consistente crítica aos rumos que a ciência psicológica tomou ao longo do século XX, ao tempo em que trabalha intensamente, como profundo conhecedor da história dessa disciplina, para propor novas bases para a construção de uma Psicologia Cultural. Ao realizar esta árdua palavra, Jaan Valsiner mostra uma inesgotável capacidade de diálogo, de que é evidência imediata a imensa rede de pesquisadores com quem interage através de países e por vários continentes, rompendo efetivamente o etnocentrismo que vigora na área desde seus primórdios.
“O que faz Valsiner é ‘ampliar o território de sua disciplina em direção a fronteiras desconhecidas, a áreas de grande incerteza, que costumam gerar alguma suspeita ou explicações incompletas, como é o caso quanto à noção da irreversibilidade do tempo. É daí que se produzem ações e pensamentos sobre nós mesmos, assim como sobre o mundo em que vivemos, no espaço entre o presente e o futuro imediato, o qual flui em toda sua incerteza’(Rebeca Puche, discurso por ocasião da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Jaan Valsiner, pela Universidade de Cali, Colômbia).”

 O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.

Para mais informações, ligue 71 3277-8622 (LDM) ou 71 3283-6568 (UFBA).

Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com

Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.


Nota de Parabenização aos Aprovados para o Programa de Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental


Parabenizamos as/aos psicólog@s aprovad@s no Programa de Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental 2012:
 

1. Rafaela Martins Alves lattes 
2. Leonardo Carvalho Santos lattes 
3. Claudia Maria Tavares Saldanha lattes   
4. Paulo Márcio Anton Gabrieli lattes 
5. Pollyanna Duarte da Costa Vieira lattes 

A matrícula acadêmica ocorrerá dia 14/02/2012, às 9hs, no Instituto de Psicologia da UFBA (Campus São Lázaro), na sala do Núcleo de Pesquisa em Clínica Psicanalítica. 
A assinatura do contrato pelos residentes ocorrerá no dia 28/02/2012, das 15:30 às 17hs, na sede da EESP (Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia), localizada na Rua Conselheiro Pedro Luís, 171, Rio Vermelho.
A aula inaugural será dia 01/03/2012 (quinta-feira), às 8hs, na sede da UNASUS, localizada na Av. Cardeal da Silva, n. 1399, Federação (ao lado da igreja dos Mórmons).
 
Sejam bem vind@s!!!

 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cursos de capacitação na atenção a usuários de álcool e outras drogas


Os cursos de capacitação na atenção a usuários de álcool e outras drogas, têm como público alvo profissionais da rede SUS e SUAS:

A Universidade Federal da Bahia – UFBA, através do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – CETAD, foi um dos 49 Centros Regionais de Referência aprovados pelo edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, instituído pelo decreto 7.179 de 20 de maio de 2010. Através deste centro, o CETAD está promovendo  capacitações de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social para usuários de álcool e outras drogas e seus familiares nas cidades de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas

Os cursos são:
1 - Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua  - Já em andamento.

2 - Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) Início em março

3 - Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais.
Início em março

 4 - Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS. Inicio em março.


As inscrições dos cursos 2, 3 e 4 já estão abertas e encerrarão no dia 24 de fevereiro.

Maiores informações noo site do CETADOBSERVA - www.cetadobserva.ufba.br.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

XIX ENCONTRO BRASILEIRO DO CAMPO FREUDIANO: Mulheres de hoje, figuras do feminino no discurso analítico

Caros colegas, damos início hoje à página Facebook de nosso XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, que terá como título: Mulheres de hoje, figuras do feminino no discurso analítico. Nos próximos 11 meses conjugaremos verbos inéditos na linguagem da Escola Brasileira de Psicanálise: vamos postar, compartilhar, curtir, baixar, logar, tantos verbos que indicam que a subjetividade de nossa época é atravessada por uma nova relação com o saber. Vivemos em uma época em que o Outro do saber é barrado. O Deus Google, atual modalidade universal da demanda, está longe de nos fornecer uma unidade ao saber. Ao contrário, ele é a prova mesmo de que o Outro pode nos enganar. Ao enviarmos uma pergunta, nunca encontramos apenas a resposta que queremos, já que a verdade nunca pode ser recoberta por um significante. Assim como a mulher. Por mais que perguntemos jamais conheceremos seu enigma. Contudo, os tempos mudaram. A formulação lacaniana de que “A” mulher não existe não causa o mesmo escândalo, o que não impede que o feminino, em sua negatividade recoberta pela plasticidade simbólica e imaginária, não deixe de habitar os discursos de todo ser falante. Desse modo, associar as figuras do feminino ao discurso analítico nos indica que o discurso da psicanálise produz uma enunciação feminina, assim como Tirésias, que tornou-se mulher por sete anos e pode então falar como voz de exceção profética. O Facebook servirá como elo entre os dois outros canais de comunicação do XIX Encontro, o Site e o boletim Outras Palavras. Será igualmente um lugar dinâmico para informações tão diversas quanto a divulgação de uma citação freudiana esquecida ou a previsão meteorológica durante o encontro em Salvador. O Facebook é assim, um lugar para a contingência. A moderação será feita por Lêda Guimarães e Rogério Barros. Aguardamos as contribuições de vocês. Sejam benvindos! 

Marcelo Veras 
Diretor do XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano

Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica - PROVAB

O Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica - PROVAB está com um processo de seleção de profissionais com inscrições que teminam dia 7 de fevereiro e para a adesão dos profissionais o prazo foi prorrogado até o dia 12 de fevereiro de2012.
Prevê o preenchimento de 3,7 mil vagas para médicos (2 mil), enfermeiros (1 mil) e cirurgiões dentistas (700) para atuarem nas equipes de saúde da família e outras estratégias de organização da atenção básica.

Uma vez que a maior dificuldade está na atração e fixação de médicos, o programa prevê incentivo a estudantes graduados em medicina que optarem por fazer a residência médica nas localidades e populações priorizados pelo MS. O bom desempenho verificado no decorrer do ano contratado dará aos médicos uma pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência.

Oito indicadores foram utilizados para agrupar os municípios brasileiros: Produto Interno Bruto (PIB) per capita e população sem cobertura de planos de saúde. E os percentuais de: população residente em área rural; população em extrema pobreza; população beneficiária do Programa Bolsa Família; horas trabalhadas de médicos na atenção básica para cada mil habitantes; leitos para cada mil habitantes; e indicador de rotatividade de profissionais.

Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao PROVAB dar suporte às ações dos médicos.

Para o gestor que desejar participar o processo é fácil deverá acessar o endereço dab.saude.gov.br/sistemas/provab/
A própria página na internet vai dirigindo os passos de cadastramento. Qualquer Secretaria Municipal de Saúde interessada pode participar.


COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA
DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
MINISTÉRIO DA SAÚDE
IMPORTANTE INFORMAR QUE TODOS OS MUNICÍPIOS PODEM SE INSCREVER.

Novas Portarias Saúde Mental‏

Divulgando as mais recentes portarias que regulamentam o campo da Saúde Mental.
 
PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011
Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
 
PORTARIA Nº 3.089, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011
Estabelece novo tipo de financiamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
 
PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011
Altera a Portaria nº 106/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2000, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repasse de recursos de incentivo de custeio e custeio mensal para implantação e/ou implementação e funcionamento dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
 
PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 
Institui a Unidade de Acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de Crack, Álcool e Outras Drogas (Unidade de Acolhimento), no componente de atenção residencial de caráter transitório da Rede de Atenção Psicossocial.
 
 
PORTARIA Nº 122, DE 25 DE JANEIRO DE 2011
Define as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua.
 
PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE 2012
Define os critérios de cálculo do número máximo de equipes de Consultório na Rua (eCR) por Município.
 
 
PORTARIA Nº 131, DE 26 DE JANEIRO DE 2012
Institui incentivo financeiro de custeio destinado aos Estados, Municípios e ao Distrito Federal para apoio ao custeio de Serviços de Atenção em Regime Residencial, incluídas as Comunidades Terapêuticas, voltados para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial.
 
PORTARIA Nº 132, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 
Institui incentivo financeiro de custeio para desenvolvimento do componente Reabilitação Psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

RESULTADO FINAL DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE – CEREMAPS 2012

Saiu hoje (03/02/2012) o resultado final da seleção realizada pela consultec para admissão de novos residentes nos programas de residência em áreas de saúde e multiprofissionais. A matrícula acadêmica ocorrerá nos dias 10 a 15/02. A Assinatura do contrato pelo residente será nos dias 27 e 28/02. A aula inaugural ocorrerá dia 01/03/2012. Para ver o resultado clique AQUI