segunda-feira, 26 de março de 2012

domingo, 25 de março de 2012

Boletim Eletrônico Outras Palavras 3

Para ter acesso completo a essa edição do Boletim Eletrônico Outras Palavras, do XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, clique AQUI.


 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Lançamento livro Luto e melancolia - tradução Marilene Carone


Será lançado na próxima semana, na Galeria do Livro & Arte, no Espaço Unibanco, o livro Luto e melancolia, de Freud, numa tradução de Marilene Carone. Acompanhando a edição, textos de Urania, Modesto Carone e Maria Rita Kehl, e no ato de lançamento, um debate com Urania, Aurélio, Jairo e Carlos Pinto. Acontecerá na quarta-feira, às 19:30, como podem ver no cartaz.

 



Boletim Eletrônico CRP - BA nº 268



CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EDUCAÇÃO POPULAR E AS SUAS QUESTÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
PROJETO EDUCAÇÃO E LIBERTAÇÃO

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:


A EDUCAÇÃO POPULAR E AS SUAS QUESTÕES


Prof. Maurício Mogilka


Programa:


• A educação popular: conceito e características

• Problemáticas persistentes em educação popular na América Latina
• Aspectos metodológicos dos projetos de intervenção social
• O paradigma da libertação como proposta complexa de transformação da
realidade

Público-alvo: pessoas que atuam ou desejam atuar em movimentos sociais

e liderança comunitária; pesquisa sobre questões sociais; organizações
não-governamentais (ONG’s); trabalho comunitário e pastorais; saúde
comunitária; projetos sociais

Carga Horária: 40 horas Local: Sala 12 da Faculdade

de Educação (Canela)
Horário: das 18:00 às 22:00 horas, às terças-feiras
Período: de 10/04 a 03/07/2012

Inscrições (gratuitas, 50 vagas): dia 02/04/2012, das 15:00 às 20:00

horas (Sala 1 da Faculdade de Educação/UFBA, bairro do Canela);
Requisito: diploma de nível superior (graduação plena, em qualquer
área) + RG
Informações: Tel. 88780106

III Encontro Estadual de Trabalhadoras/as da Política Pública de Assistência Social- Bahia

PSICÓLOGOS/AS DA BAHIA

III Encontro Estadual de Trabalhadoras/as
da Política Pública de Assistência Social- Bahia

Data: 30 de março de 2012
Horário: 08h30minh às 18h00minh
Local: Auditório da UNIVERSO (Avenida Antônio Carlos Magalhães, 2728  Salvador – BA). Referência: Em frente à Comercial Ramos
Tel. 71 2201-4747

Dando continuidade as ações do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS da Bahia / FETSUAS-BA convidamos os Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS para o III Encontro Estadual cujo objetivos principais são:  
 
  • Publicizar as principais deliberações da VIII Conferência Nacional de Assistência Social ocorrida em dezembro de 2011, especialmente aquelas citadas no eixo “Estratégia para a Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS”.
  • Fomentar reflexões e debates acerca do processo de implementação do SUAS no Estado da Bahia.
  • Discutir acerca do processo de organização dos/as Trabalhadores/as do SUAS no Estado da Bahia.
  • Conhecer as principais ações do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS).
  • Tomar conhecimento do processo de construção da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUAS (MNNP-SUAS), suas perspectivas e desafios.
  • Aprovar propostas para serem encaminhadas a Plenária Ampliada do FNTSUAS e FETSUAS Estaduais que acontecerá nos dias 13 e 14 de Abril/2012 no Rio de Janeiro.
 
Dados para inscrição: nome completo, CPF telefone/celular  e local de trabalho ou endereço.
Vagas Limitadas 
INSCREVA-SE PELO EMAIL: fetsuasbahia@gmail.com


Acesse nosso site: www.sinpsiba.org.br

terça-feira, 20 de março de 2012

I SEMINÁRIO BAIANO MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE



O I Seminário bahiano sobre medicalização‏ da educação e da sociedade é um evento gratuito e com vagas limitadas. Traz uma discussão interessante, relevante e atual. Ocorrerá aqui em salvador, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, situada na Rua Augusto Viana - Palácio da Reitoria , Canela.


Período:
20 a 22 de Maio de 2012

Informações:
 




Realização
Web Design:  NEHP/UFBA
Núcleo de Editoração de Home Pages da Universidade Federal da Bahia

quarta-feira, 14 de março de 2012

Curso de Extensão Universitária na modalidade a Distância sobre Drogas

Com objetivo de atender ao Decreto nº 7.179/06 que instituiu o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, e ao art. 3º, do Provimento nº 4,  que prevê a capacitação dos juízes na questão das drogas, a  Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está desenvolvendo o Projeto de Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas.
PARCERIAS
Para a realização desse projeto, a SENAD celebrou parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE), a Escola Nacional da Magistratura (ENM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
Ainda, com o Conselho Nacional de Justiça, firmou parceria para a implementação do art. 3º, do Provimento nº 4, que prevê a capacitação dos juízes na questão das drogas, observados os princípios e diretrizes definidos no artigo 19 da Lei nº 11.343/06.
CURSO PARA JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS
Este curso é oferecido gratuitamente, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com carga horária total de 120 horas, duração de três meses e certificado de extensão universitária expedido pela Universidade de São Paulo (USP).
O curso oferecerá ambientes interativos com a disponibilização de chats, fóruns, teleconferências, videoaulas, dentre outros.
Na USP, uma equipe de tutores capacitados, estará à disposição dos cursistas para auxiliá-los e acompanhá-los no estudo dos conteúdos. O acompanhamento será realizado por e-mail, fax ou via telefonia gratuita na modalidade 0800, que estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00, ininterruptamente.   
As inscrições para o curso poderão ser realizadas http://operadoresdodireito.senad.gov.br/site/inscricoes, até 16 de março.
Atenção!!! O curso terá início dia 21 de março.

terça-feira, 13 de março de 2012

Café Científico Salvador com Jairnilson Paim


O Café Científico Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela Livraria LDM, com apoio da Biblioteca Pública dos Barris, retoma suas atividades neste mês de Março de 2012,  EM NOVO LOCAL:
 
Data: 16 de Março de 2012 
Hora: 18:00
Local: Sala Kátia Mattoso (3° andar) da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA).
Palestrante: Jairnilson Paim (Instituto de Saúde Coletiva/UFBA)
Tema: O Sistema
de Saúde Brasileiro: contradições e desafios

O Café Científico é um evento em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.O evento é inteiramente GRATUITO e não necessita de inscrição.
 
Para mais informações, ligue 71 3283-6568.
Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com
Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.

Comissão Organizadora do Café Científico:
Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, UFBA).
Primo Maldonado (LDM).
Luana Maldonado (LDM)
Taiane Andrade (LDM)
Liziane Martins (Faculdades Jorge Amado)
Nei de Freitas Nunes Neto (Instituto de Biologia, UFBA).
Sidarta Rodrigues (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA)
Valter Alves Pereira (Colégio da Polícia Militar. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Anna Cassia Sarmento (Colégio da Polícia Militar)
Maria Aparecida Santana (Instituto de Biologia, UFBA).
Frederik Moreira dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Ricardo Santos do Carmo (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)


Vejam uma prévia de sua apresentação:

O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
Jairnilson Paim
(Instituto de Saúde Coletiva/UFBA)

Um sistema de saúde representa uma resposta social aos problemas e necessidades de saúde, individuais e coletivos. Cada país, em função de suas características econômicas, políticas e culturais, constrói seu próprio sistema de saúde influenciado por sua história e, também, pelas relações que estabelece com outros países e com organizações internacionais.
 
O Brasil estruturou, ao longo do século XX, um sistema de saúde com múltiplas organizações públicas e privadas, separando as ações preventivas e curativas em distintas instituições, com as seguintes características: insuficiente, mal distribuído, ineficiente, inadequado, descoordenado, centralizado, autoritário e pouco eficaz. A partir da década de setenta, um conjunto de pesquisas e estudos realizados especialmente em universidades e escolas de saúde pública alimentou, com informações e conhecimentos críticos, debates e movimentos sociais em defesa do direito social à saúde e da reorientação dos sistema de saúde. Nessa perspectiva, a Reforma Sanitária Brasileira postulava uma totalidade de mudanças que incidissem na democratização da saúde e na construção de um novo sistema de saúde. Parte significativa desse projeto foi incorporada pela Constituição de 1988 e pela legislação ordinária, traduzida especialmente na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Ao longo das três últimas décadas uma expressiva produção científica tomou como foco tal objeto, destacando aspectos relativos à organização, gestão, modelos de atenção, financiamento e infra-estrutura, particularmente no que se refere aos recursos humanos. Ao mesmo tempo, diversos estudos apontavam para uma segmentação dos sistema diante das contradições nas relações público-privado, cuja expressão fenomênica consiste na expansão da chamada saúde suplementar que envolve o crescimento dos planos de saúde privados de saúde, com baixa regulação, e na insuficiência da infra-estrutura pública decorrente da instabilidade do financiamento. Assim, os cidadãos brasileiros parecem enfrentar, presentemente, o pior dos mundos: um setor público subfinanciado e um setor privado subregulado.
 
A apresentação desse tema no Café Científico abordará o desenvolvimento histórico do Sistema de Saúde Brasileiro, especialmente após a Constituição de 1988, destacando contradições e desafios apontados pela produção científica. Utilizará algumas referências recentes sobre o tema, contemplando a descentralização, a gestão participativa, o financiamento, a organização e oferta de serviços (atenção básica, especializada e hospitalar), a infraestrutura, o acesso e uso de serviços de saúde e a relação público-privado.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Temas Abordados nos Colóquios da Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental - Hospital Juliano Moreira



VI Colóquio

Data: 22 e 23 de Setembro de 2011
Tema: A Lida com a Loucura: impasses e invenções

V Colóquio

Data: 07 e 08 de Outubro de 2010
Tema: A Saúde Mental e a Loucura de cada um


IV Colóquio

Data: 15 e 16 de Outubro de 2009
Tema: O Psicanalista e a Saúde Mental


III Colóquio

Data: 27 e 28 de Novembro de 2008
Tema: Saúde Mental e suas conexões: reflexões acerca do sujeito


II Colóquio

Data: 25 a 26 de Outubro de 2007
Tema: Saúde Mental: tecendo a rede

I Colóquio

Data: 09 de Junho de 2006
Tema: O seminário das Psicoses 50 anos depois



Fórum Institucional "Pra que serve uma instituição psicanalítica?"

Aula Inaugural da EBP-BA "Uma orientação em direção ao Real"

Residentes que já passaram por aqui...


Entrada 2013:
 
Adolfo Dourado da Silva Filho
Ivanilde Souza Cerqueira
Vania dos Santos Moreira
Larissa de Andrade Ribeiro
Lorena Carneiro Oliveira


Entrada 2012:
Cláudia Saldanha
Leonardo Carvalho Paulo Gabrieli
Pollyanna Duarte Rafaela Martins

Entrada 2011:

Mônica Venâncio
Priscylla Guedes
Roberdan de Almeida
Tainã Rocha
Thaís Britto

Entrada 2010:

Amália Saback
Anderson Veloso
Filipe Chagas
Samira Parcero
Wilker França

Entrada 2009:

Laiz Rodrigues
Lorena Renczakowski
Paula Goulart
Wellington Carlos Moreira Júnior

Entrada 2008:

Carla Oliveira Fernandes
Flávio Souza
Júlia Solano 
Thaíne Araújo

Entrada 2007:

Alaine Silva
Cynara Novaes
Lygia Freitas
Priscila Almeida

Entrada 2006:

Gabriel Braga Santos
Luria de Souza Andrade
Rodrigo Sales de Souza


quinta-feira, 1 de março de 2012

I Encontro de Psicanálise do Vale do São Francisco: "O feminino na contemporaneidade"

No dia 16 de março ocorrerá o l ENCONTRO DE PSICANÁLISE DO VALE DO SÃO FRANCISCO cujo tema será "O feminino na contemporaneidade". Neste encontro, serão tratadas as representações do que é a feminilidade nos dias de hoje, partindo de diferentes perspectivas sob a ótica da Psicanálise. O evento terá abertura às 19:00 no Auditório da Biblioteca, do Campus – Petrolina, com palestra da psicanalista Marcela Antelo, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), e terá continuidade no dia 17, das 08 00 às 18:00, com participação da psicanalista Lucy de Castro (EBP/AMP) e dos professores Aléssia Fontenelle (UNIVASF), Alice Chaves (UNIVASF), Juracy Marques (UNEB) e Herlon Bezerra (IF-Sertão).

As inscrições para participar do evento custam 40,00 (profissionais) e 20,00 (estudantes) e podem ser feitas presencialmente no Colegiado de Psicologia (tel.(87)2101-6868) ou no CEPPSI (Centro de Práticas Psicológicas, tel.(87)2101-6872) da UNIVASF. Para maiores informações, podem ser enviadas mensagens para o email encontrodepsicanalise@gmail.com ou contato pelos telefones (87) 8825 7121 / (87) 9922 9217. O I Encontro de Psicanálise do Vale do São Francisco é organizado pelo Núcleo de estudos em Psicanálise e Saúde Mental, coordenado pela psicanalista e professora Aléssia Fontenelle, e tem subcoordenação dos professores Afonso Novaes e Alice Chaves com apoio do Colegiado de Psicologia da Univasf, da Pró-reitoria de Integração (Proin) e da Secretaria de Saúde de Petrolina.